quarta-feira, 3 de março de 2010

Nas Terras do Bem-Virá


Um documentário importantíssimo para quem quer entender a vida de muitos severinos pelo Brasil. O vídeo faz uma análise da forma de desenvolvimento que o Brasil escolheu para a região Norte do País e os problemas gerados dessa escolha. Faz uma crítica de forma contundente sobre o trabalho escravo no país e a falta de medidas severas de punição para os aliciadores, os chamados "gatos" e para os mandantes - os latifundiários.
Os trabalhadores se deslocam do maranhão e do nordeste do país em busca de trabalho em outras terras. No pará encontram uma forma de trabalho severa que os escraviza. Forma de trabalho na qual o homem, possui apenas sua força motriz, e oferece ela e não recebe por isto. Ja a mulher tem uma sina: ser prostituta.
Outro fato que o vídeo nos leva a ter uma reflexão é o massacre (entre tantos do Brasil), do Eldorado dos Carajás. No qual a polícia, como instituição de ordem e poder, que deve servir a população, massacra aqueles que estão fazendo uma manifestação para garantir seus direitos. Houve uma armadilha contra os sem terra, que sonhavam com um pedaço de terra na região, onde o Incra e outros orgãos do estado, prometeram e não cumpriram; deixando os trabalhadores a mercê de sua luta .  A polícia como sempre, combateu a mobilização de forma severa e covarde contra trabalhadores. Um total de 19 mortos foram totalizados nesse confronto - e possivelmente, outros tantos que não foram localizados.
Retrata ainda o vídeo, do fato que marcou a violencia nessas bandas: o caso do assassinato da Irmã Dorothy. Uma vergonha para os dito civilizados.



Dowload:  Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário